Desenvolvimento Psicossexual - Freud

 

 Estrutura do psiquismo

    A vida psíquica, é para Freud, dinamizada por um conflito de forças que se desenrola em grande parte fora da percepção consciente do indivíduo. O psiquismo é uma totalidade dinâmica, apesar de as suas estruturas/componentes terem diferentes funções e serem regidas por diferentes princípios. Há uma estreita interacção entre o Id, o Ego e o Superego, raramente resultando o comportamento de influência isolada de uma das estruturas psíquicas.

 

    Superego - parcialmente inconsciente. Tem como funções a interiorização da autoridade dos pais, é constituído por normas e ideias morais. Procura através do Ego controlar o Id. Aspira à perfeição moral e tede a reprimir de forma severa infracções à moralidade.

 

    Ego - parcialmente inconsciente. É representante da realidade e do mundo externo, deriva do Id, procurando dentro do possível satisfazer os seus impulsos. Também procura satisfazer as exigências morais do Superego. Conseguir o equilíbrio de forças contrárias é tarefa árdua para o Ego.

 

    Id - Totalmente inconsciente. É o reservatório da energia psíquica, da líbido e condiciona fortemente os acontecimentos psíquicos. Irracional e impulsivo procura o prazer alheio à realidade e à moral.

 

    A teoria freudiana do desenvolvimento baseia-se na afirmação de que existe sexualidade infantil.

    Assim sendo, os estádios do desenvolvimento representam uma sequência de diversos modos de satisfação dos impulsos eróticos. A maturação física é responsável pela sucessão de zonas erógenas e correspodentes estádios. O desenvolvimento é considerado psicossexual porque as pulsões sexuais no seu confronto com a realidade social (familiar em grande parte) e moral determinam a aquisição de características psicológicas.

    O termo sexualidade não se refere, portanto, somente à sexualidade genital. Os impulsos sexuaisque dinamizam o desenvolvimento realizam-se em diferentes tipos de prazer corporal. Há uma interacção entre os planos físico e psicológico: os traços de personalidade associados a um determinado estádio resultam da transformação de actos físicos característicos dessa fase do desenvolvimento.

    Conceitos importantes:

  •    Fixação - o desenvolvimento, em certa medida, cessou num determinado estádio implicando uma dependência ou falta de autonomia do sujeito. Em cada estádio do desenvolvimento há sempre um certo grau de frustração e de ansiedade quando se é perturbado, verificando-se uma fixação do indivíduo nesse estádio;
  •   Regressão - significa um retorno a um estádio anterior do desenvolvimento. É um meio de lidar com a frustração ou de evitar experiências que ultrapassem a nossa capacidade de resposta;

    A fixação é a condição de possibilidade da regrassão, ou seja, há uma tendência para regressar a um estádio em que nso fixámos.

 

Contatos

Dominapsicologia

Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) - Rua Dr.Plácido da Costa nº 91 4200-450 Porto

Leila Oliveira

e-mail: 091101057@fade.up.pt

Marianna Cardoso

e-mail: 091101068@fade.up.pt

Procurar no site

Notícias

02-07-2010 16:24

Menino Selvagem

Visita o nosso link das notícias, lá poderás encontrar o documentário do Menino Selvagem, entre outros...aguardamos por ti!!!!

Calendário de Eventos

02-07-2010 14:00

Abertura do Domina a Psicologia

A partir de hoje encontra-se oficialmente aberto e disponivel o nosso site para todos os adeptos do campo da Psicologia do Desenvolvimento. Não percas mais tempo e visita-nos. Não te esqueças de nos deixar as tuas opiniões/sugestões e participa connosco neste projecto.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode