Objecto da Psicologia

O objecto da psicologia surge como resultado de uma evolução. Nos finais do século XIX, apenas os processos mentais eram considerados o objecto apropriado da psicologia, por outro lado, e durante as primeiras décadas do século XX tentou reduzir-se o objecto de estudo da Psicologia, apenas ao que era observável. Actualmente estas perspectivas simplistas e redutoras foram ultrapassadas.

Assim, a Psicologia é, por definição, o estudo dos:

ü      Comportamentos: em sentido estrito, significa toda a actividade que pode ser observada, que é acessível aos nossos sentidos;

e

ü   Processos mentais: toda e qualquer actividade que não pode ser directamente observada;

 

Os comportamentos e os processos mentais não formam compartimentos estanques porque se influenciam mutuamente. Os psicólogos da actualidade, mediante a observação de alterações no comportamento, em situações específicas, inferem acerca de mudanças dos processos mentais.

Em suma, a Psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e os processos mentais nos seres humanos e animais, partindo da sua descrição para a explicação desses comportamentos de modo a poder prever e controlar as respostas comportamentais.

Contatos

Dominapsicologia

Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) - Rua Dr.Plácido da Costa nº 91 4200-450 Porto

Leila Oliveira

e-mail: 091101057@fade.up.pt

Marianna Cardoso

e-mail: 091101068@fade.up.pt

Procurar no site

Notícias

02-07-2010 16:24

Menino Selvagem

Visita o nosso link das notícias, lá poderás encontrar o documentário do Menino Selvagem, entre outros...aguardamos por ti!!!!

Calendário de Eventos

02-07-2010 14:00

Abertura do Domina a Psicologia

A partir de hoje encontra-se oficialmente aberto e disponivel o nosso site para todos os adeptos do campo da Psicologia do Desenvolvimento. Não percas mais tempo e visita-nos. Não te esqueças de nos deixar as tuas opiniões/sugestões e participa connosco neste projecto.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode