A Personalidade

Consiste na totalidade dinâmica, única e irrepetível cuja singularidade designa um modo particular relativamente constante de agir, pensar e sentir resultante da integração e apropriação ao longo da vida de influências hereditárias, ambientais e do significado que atribuímos às experiências que vivemos. É um padrão estável e único de características e de comportamentos próprios de um indivíduo.  

 

Factores gerais da personalidade

Quando se trata se saber por que razão os indivíduos diferem quanto à sua personalidade, três factores devem ser tidos em conta:

ü  Potencial genético;

ü  Influência do meio;

ü  Significado que cada indivíduo atribui às suas experiências;

A personalidade é um cruzamento de influências hereditárias e ambientais que, em certa medida, são interpretadas por nós, isto é, assimiladas de acordo com o significado que atribuímos às nossas experiências pessoais.

As vivências pessoais no seio de diversos grupos e instituições que de forma temporária ou durável integramos contribuem para formar positiva ou negativamente a personalidade. Carências afectivas e amor, êxitos e fracassos, acidentes e perdas são vivências que, de acordo com o modo como cada um de nós reage a elas, podem moldar a personalidade de um indivíduo e tornar harmonioso ou conflituoso o seu desenvolvimento e estruturação.

A personalidade diferencia os indivíduos, mas devemos ter em conta um património genético específico e elementos culturais comuns transmitidos pelos agentes socializadores. 

 

Teoria freudiana da personalidade

     A constituição da personalidade de cada indivíduo é determinada, em grande parte, pelo modo como se dá a relação entre o princípio de prazer e o princípio de realidade. O impulso sexual, melhor dizendo, a vivência da sexualidade, desempenha um papel importante na formação da personalidade.

A evolução da personalidade corresponde a um desenvolvimento psicossexual e, tal como este divide-se em vários estádios, denominados segundo os órgãos ou zonas do corpo que são fonte de prazer erótico.

As características principais da personalidade estabelecem-se na fase em que o meio familiar é a fonte de prazer, de segurança, dos modelos comportamentais, mas também o lugar de conflitos, frustração e traumas decisivos.

A constituição de uma personalidade equilibrada exige a ultrapassagem positiva de cada um destes estádios infantis do desenvolvimento. Isso implica que não se verifique a fixação em cada um deles, já que a mesma bloqueia o desenvolvimento em causa, daí resultando diversas desordens e perturbações comportamentais e quanto mais intenso for, menor será o nosso grau de maturidade quando adultos.

Contatos

Dominapsicologia

Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) - Rua Dr.Plácido da Costa nº 91 4200-450 Porto

Leila Oliveira

e-mail: 091101057@fade.up.pt

Marianna Cardoso

e-mail: 091101068@fade.up.pt

Procurar no site

Notícias

02-07-2010 16:24

Menino Selvagem

Visita o nosso link das notícias, lá poderás encontrar o documentário do Menino Selvagem, entre outros...aguardamos por ti!!!!

Calendário de Eventos

02-07-2010 14:00

Abertura do Domina a Psicologia

A partir de hoje encontra-se oficialmente aberto e disponivel o nosso site para todos os adeptos do campo da Psicologia do Desenvolvimento. Não percas mais tempo e visita-nos. Não te esqueças de nos deixar as tuas opiniões/sugestões e participa connosco neste projecto.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode