Doenças do sistema nervoso

Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afecta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.

Causas:

As causas da Doença de Alzheimer ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como factores importantes para o desenvolvimento da doença:

Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurónios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.

Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês.

Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.

Predisposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.

 

Depressão

A Depressão é uma das doenças psiquiátricas mais frequentes. Pensa-se que uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens, podem vir a ter crises depressivas durante a vida desde a juventude até à terceira idade. A criança também pode ser afectada.

O seu diagnóstico passa muitas vezes despercebido, quer por falta de reconhecimento da depressão como doença, quer porque os seus sintomas são atribuídos a outras causas (doenças físicas, stress, etc.). Actualmente há, no entanto, meios terapêuticos adequados para o tratamento da depressão, que compensam os sintomas durante a crise e podem ajudar a evitar as recaídas, na maioria dos doentes.

Causas:

Entre as causas da depressão podem incluir-se factores sociais como o empobrecimento ou a solidão, a diminuição do humor, frequentemente manifestada após o parto ou a perda de um ente querido. Mas, sobretudo nas pessoas já predispostas, estes acontecimentos da vida podem actuar como causa desencadeaste da doença. Noutros casos, pelo contrário, os sintomas podem surgir espontaneamente, como um facto inesperado e súbito. A depressão também pode ter um componente hereditário. De facto, verificou-se que esta doença tende a apresentar-se mais frequentemente no seio dos elementos de uma mesma família.

 

Esquizofrenia

A esquizofrenia tem, desde sempre, sido considerada por excelência, a doença sinónimo de loucura incurável. É uma situação que leva o doente a confundir a fantasia com a realidade e coloca em crise as suas relações consigo próprio e com o mundo. A esquizofrenia atinge pessoas jovens e, em muitos casos, tem uma longa duração, com encargos muito pesados tanto para a família como para a sociedade.

Causas:

Embora não se conheçam as causas exactas da esquizofrenia, parece que a interacção de vários factores, inclusive factores genéticos, complicações da gravidez e do parto, que podem afectar o cérebro em desenvolvimento, e estressores biológicos e sociais, influenciam o desenvolvimento da doença.

Contatos

Dominapsicologia

Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) - Rua Dr.Plácido da Costa nº 91 4200-450 Porto

Leila Oliveira

e-mail: 091101057@fade.up.pt

Marianna Cardoso

e-mail: 091101068@fade.up.pt

Procurar no site

Notícias

02-07-2010 16:24

Menino Selvagem

Visita o nosso link das notícias, lá poderás encontrar o documentário do Menino Selvagem, entre outros...aguardamos por ti!!!!

Calendário de Eventos

02-07-2010 14:00

Abertura do Domina a Psicologia

A partir de hoje encontra-se oficialmente aberto e disponivel o nosso site para todos os adeptos do campo da Psicologia do Desenvolvimento. Não percas mais tempo e visita-nos. Não te esqueças de nos deixar as tuas opiniões/sugestões e participa connosco neste projecto.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode